Blog do estado de

São Paulo . SP

Home
Artigos
Utilidade pública


 
 




Corrida de São Silvestre

Cásper Líbero, criador de um grupo de comunicação que leva seu nome e arrojado no país, nascido no dia 2 de março de 1889, em Bragança Paulista, foi um jornalista e advogado milionário, que um certo dia fez uma viagem a Paris – França, e lá viu uma corrida que era realizada a noite, onde os atletas corriam segurando tochas ao longo do percurso.
 
Líbero adorou o esporte, e resolveu trazer um projeto semelhante ao Brasil, e criou uma corrida a ser realizada no último dia do ano, na qual começou em 1925. Assim, foi fundada a agora depois de 80 anos e muito conhecida, corrida de São Silvestre, que leva esse nome em homenagem ao dia do santo que é comemorado sempre no último dia do ano e realizada na cidade de São Paulo.

Diferente de outros eventos, a corrida de São Silvestre nunca ficou um ano se quer sem ser realizada, nem mesmo quando teve a Segunda Guerra Mundial. Na sua primeira edição, em 1925, 60 pessoas se inscreveram, 48 compareceram e só 37 foram classificados, pois na regra, só poderia cruzar a linha de chegada no máximo, após 3 minutos que o vencedor da corrida cruzasse. Nas primeiras edições, era aceito apenas participações de brasileiros na corrida, nos anos seguintes, isso mudou um pouco e já foi liberado a participação de estrangeiros, porém tinha que residir no Brasil, o que permitiu ao italiano Heitor Blasi, que morava em São Paulo, vencer as edições de 1927 e 1929.

Bom, se antigamente era assim, hoje em dia tudo mudou. A São Silvestre hoje, é, a corrida mais famosa do Brasil e da América do Sul, possui um percurso de 15 km a serem percorridos pelo centro de São Paulo, e desde 1975, permitiu a participação de mulheres na prova. Após 1944, a prova teve a inserção realmente de estrangeiros, tanto pra quem mora no Brasil quanto pra quem mora fora.  Atualmente, o maior vencedor e recordista da prova é o queniano Paul Tergat, que possui nada mais nada menos que 5 vitórias. E na ala das mulheres, esse recorde fica com a portuguesa Rosa Mota, com 6 vitórias, e incríveis 6 consecutivas nos anos 80. Agora, se formos contar apenas brasileiros, Marílson dos Santos com três vitórias, é o maior vencedor.

Os vencedores de 2013, e que esse ano vão defender seus títulos são, Edwin Kipsang pelos homens e, Nancy Kipron pelas mulheres.

A São Silvestre é transmitida anualmente, ao vivo – desde de 1982, pela TV Rede Globo, todo dia 31 de dezembro.


Matéria publicada no dia: 18/12/2014



Compartilhar





Blog do Estado de São Paulo . SP
 
A legal replica manufacturer will produce and sell an item with a replica watches sale similar quality and design, but will not use the designers name. They will make it very clear that is rolex replica sale only a simulation. On the other hand, an illegal replica manufacture will produce and sell items that replica watches sale look like designer brands and try to pass them off as authentic by using the rolex replica uk designer's name. So, If your reason for wanting to purchase a fake rolex sale is based on fine craftsmanship and the prestige of owning such a watch, but you cant afford one, you may want to consider a breitling replica the same quality at a fraction of the cost. Though the categorization is rather ambiguous, watches exclusively designed so as to create a style statement commonly fall under the category of designer watches.