Blog do estado de

São Paulo . SP

Home
Artigos
Utilidade pública


 
 




Corrida de São Silvestre

Cásper Líbero, criador de um grupo de comunicação que leva seu nome e arrojado no país, nascido no dia 2 de março de 1889, em Bragança Paulista, foi um jornalista e advogado milionário, que um certo dia fez uma viagem a Paris – França, e lá viu uma corrida que era realizada a noite, onde os atletas corriam segurando tochas ao longo do percurso.
 
Líbero adorou o esporte, e resolveu trazer um projeto semelhante ao Brasil, e criou uma corrida a ser realizada no último dia do ano, na qual começou em 1925. Assim, foi fundada a agora depois de 80 anos e muito conhecida, corrida de São Silvestre, que leva esse nome em homenagem ao dia do santo que é comemorado sempre no último dia do ano e realizada na cidade de São Paulo.

Diferente de outros eventos, a corrida de São Silvestre nunca ficou um ano se quer sem ser realizada, nem mesmo quando teve a Segunda Guerra Mundial. Na sua primeira edição, em 1925, 60 pessoas se inscreveram, 48 compareceram e só 37 foram classificados, pois na regra, só poderia cruzar a linha de chegada no máximo, após 3 minutos que o vencedor da corrida cruzasse. Nas primeiras edições, era aceito apenas participações de brasileiros na corrida, nos anos seguintes, isso mudou um pouco e já foi liberado a participação de estrangeiros, porém tinha que residir no Brasil, o que permitiu ao italiano Heitor Blasi, que morava em São Paulo, vencer as edições de 1927 e 1929.

Bom, se antigamente era assim, hoje em dia tudo mudou. A São Silvestre hoje, é, a corrida mais famosa do Brasil e da América do Sul, possui um percurso de 15 km a serem percorridos pelo centro de São Paulo, e desde 1975, permitiu a participação de mulheres na prova. Após 1944, a prova teve a inserção realmente de estrangeiros, tanto pra quem mora no Brasil quanto pra quem mora fora.  Atualmente, o maior vencedor e recordista da prova é o queniano Paul Tergat, que possui nada mais nada menos que 5 vitórias. E na ala das mulheres, esse recorde fica com a portuguesa Rosa Mota, com 6 vitórias, e incríveis 6 consecutivas nos anos 80. Agora, se formos contar apenas brasileiros, Marílson dos Santos com três vitórias, é o maior vencedor.

Os vencedores de 2013, e que esse ano vão defender seus títulos são, Edwin Kipsang pelos homens e, Nancy Kipron pelas mulheres.

A São Silvestre é transmitida anualmente, ao vivo – desde de 1982, pela TV Rede Globo, todo dia 31 de dezembro.


Matéria publicada no dia: 18/12/2014



Compartilhar





Blog do Estado de São Paulo . SP