Blog do estado de

São Paulo . SP

Home
Artigos
Utilidade pública


 
 




Massagem Saúde e Bem Estar



Conheça o Portal dedicado à Massagem Saúde e Bem Estar

A massagem é um procedimento que consiste na força aplicada sobre determinadas regiões do corpo. Tais regiões compreendem músculos, nervos, tendões e articulações. O objetivo dessa pressão é proporcionar o alívio de algumas dores, bem como é útil para garantir mais mobilidade, melhorar a postura corporal e até circulação.

A massagem já angariou o status de terapia, sendo assim, ela também é chamada de massoterapia. O profissional especialista em técnicas de massagem é chamado de massoterapeuta.

Vale lembrar que a massoterapia é realizada por profissionais adequadamente aptos para a atividade. Além disso, antes do paciente se submeter ao processo de massagem, é realizada uma entrevista com o intuito de saber para qual fim e qual o tipo de massagem será o recomendado. 


Os tipos de massagem




O termo massagem é oriundo do francês “massage”, que designa a palavra “amassamento”.

Atualmente há distintos tipos de massagens que são destinadas para diferentes casos e objetivos. Nesse caso há o do-in, técnica de origem oriental que massageia regiões energéticas do corpo humano. Além do do-in há também a massagem ayurvédica, técnica oriunda da Índia.

Outro tipo de massagem é a desportiva, direcionada para os praticantes (profissionais ou não) de algum determinado esporte. No caso da massagem desportiva, a meta é direcionar a força nos músculos e articulações mais utilizados na prática esportiva.

Há alguns tipos de massagens que são efetuadas com óleos especiais e essências, já outras são as “massagens secas”. 
Sobre a massoterapia realizada com óleos, convém destacar o óleo de alecrim (benéfico para o coração e a circulação) e o óleo de maracujá (benéfico para o tecido epitelial e para o alívio da tensão corporal).

Vale também destacar que há massagens direcionadas para diferentes segmentos de público podendo variar, nesse caso, quesitos como a idade. Existem, por exemplo, massagens especializadas para bebês e também para idosos.

Os benefícios das massagens são muitos, dentre eles estão o melhoramento da circulação sanguínea, aumento da força muscular, alívio de dores, aumento da capacidade de articulação, aumento da capacidade de cicatrização e, inclusive, é estimulante sexual.

De uma forma geral os benefícios da massagem não se restringem apenas aos aspectos de ordem física, mas também no que diz respeito ao quadro psicológico. Por isso a realização da massagem provoca uma sensação de bem-estar e leveza.



Matéria publicada no dia: 19/11/2015



Compartilhar






Blog do Estado de São Paulo . SP